segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“A importância do questionário piloto”

 
      Baseada nos modelos de questionários enviados pelo professor Antonio e com o material que eu já tinha, comecei a elaborar as questões para o questionário piloto com a intenção de captar informações sobre os principais temas que a turma gostaria de trabalhar em sala para buscar os textos de acordo com a preferência deles.  Como me identifiquei muito com o texto de Daniel Mazzaro (La enseñanza Media, em um pré-vestibular y um curso instrumental: ?es lo mismo?), fui adaptando as dúvidas que eu tinha em comum com as desse autor e criei um questionário próprio para meus alunos, tomando o devido cuidado de pedir a autorização deles para usar as suas respostas sem identificá-los no meu trabalho. Nele procurei conhecer um pouco mais sobre meus alunos e identificar suas principais necessidades e perspectivas sobre o espanhol no curso de pré-vestibular. Distribuí o questionário piloto no dia 01/06/2011 e percebi que meus alunos não se interessaram em respondê-lo. Senti que meu trabalho tinha sido jogado fora, depois de tanta dedicação! Já até comentei isso no blog anteriormente, mas preciso explicar que, precisei mudar de atitude e ser mais decidida, então, apliquei-o em sala de aula e consegui o retorno de 10 alunos. Não é o ideal, mas já é o início da primeira parte do projeto ao qual me propus a fazer (organizei em gráfico as seguintes perguntas: idade e sexo dos alunos, quantos ainda eram estudantes de EM, Se já haviam estudado espanhol na escola antes e de se vinham de escolas públicas ou particulares, esta foi respondida como o de esperado, todos vinham de escolas públicas).
Parte II – Conhecimento da língua espanhola:
      Não há um consenso a respeito da facilidade ou não da língua espanhola em relação ao inglês, 60% acham o espanhol mais fácil, mas concordam que os falsos cognatos são o maior problema para eles. Apesar de todas as dificuldades encontradas, eles se sentem estimulados a estudarem uma nova língua e gostariam de estudar mais espanhol.
Parte III e IV– Conteúdos dados em sala e cultura
    Sobre os textos utilizados em sala de aula, 50% dos alunos concordam que devem ser somente textos de provas anteriores de vestibulares e 100% gostaram de todos os temas e da leitura crítica abordada nos textos. Isso é um resultando significativo, porque todos assuntos que foram abordados  tratavam de temas relacionados a interculturalidade e comportamento humano. 
Parte V - Quanto ao relacionamento interpessoal (entre professora e/ou alunos)
     Todos declararam que é importante existir o diálogo entre a professora e os alunos e que sentem liberdade de dar sua opinião em sala de aula. Acrescentam ainda que a prática do diálogo melhora o convívio com os colegas e, por fim, 90% deles entendem que, a partir dessa prática, podem se tornar cidadãos mais críticos.
Enfim, estes dados iniciais serão utilizados para um levantamento de dados para trabalhar textos adequados a este público alvo e servirão também para avaliar se este trabalho de leitura crítica foi benéfico ou não aos alunos em situação de eminente concurso de vestibular e futuros cidadãos criticos do seu entorno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário